O pão nosso de cada dia nos dá hoje

Alguns cristãos acham que o fato de freqüentarem o culto aos domingos e de ouvirem o sermão e de lerem a Bíblia somente neste dia já lhes garantem uma semana de vitórias e de ausência de tentações e provas. Esta é uma compreensão equivocada do ensino bíblico acerca da providência de Deus. Em vários lugares, a Bíblia nos ensina que Deus nos dá o suficiente para um dia, e que nos sustenta dia após dia, demonstrando, deste modo gradativo, sua misericórdia e sua proteção sobre nós. Desde a criação, Deus nos deu indicativos de que seu poder é demonstrado gradativamente, ao criar em seis dias o universo (Gn 2.1-3). Depois, com Moisés, Deus ordenou ao povo que não ajuntasse o maná para mais de um dia, exatamente para lhes ensinar que eles deveriam depender dele dia a dia (Êx 16.4). Mais tarde, o profeta Jeremias, nas suas lamentações, nos trouxe um profundo ensino acerca desta verdade, dizendo que as misericórdias do Senhor renovam-se cada manhã (Lm 3.22,23). Deus nos dá a misericórdia dia a dia, como um conta-gotas, devagar e gradativamente, a fim de percebermos suas ricas bênçãos e sua proteção infindável. Foi pensando assim que Cristo nos ensinou a orar dizendo: “... o pão nosso de cada dia nos dá hoje” (Mt 6.11). Cristo desejou que seus discípulos entendessem que o sustento de Deus é diário. Ele nos dá o suficiente para cada dia. O cristão não acumula poder para todos os dias. Não é por que você veio à igreja no domingo que está preparado para vencer os desafios da segunda-feira. Basta a cada dia o seu próprio mal (Mt 6.34). Por esta razão, devemos clamar a Deus, todos os dias, que nos dê de sua graça. Devemos buscar em sua Palavra o sustento para cada dia. Não nos enganemos: somente uma busca constante e diária garante ao cristão a vitória sobre as tentações e sobre as provas diariamente. Como afirmou Paulo, Deus não permite que sejamos tentados além de nossas forças (1Co 10.13). Sim! E é por isso mesmo que, a cada dia, ele nos dá forças suficientes para vencermos as provas específicas deste dia. Busque-o, portanto, diariamente!

Comentários

danielbatsiq disse…
"Devemos buscar em sua Palavra o sustento para cada dia."

caro irmão,
puseste muito bem o que venho experimentando, não como uma descoberta, algo novo pra mim, mas algo como um consciência mais profunda disto; desta necessidade diária.
abraço e tal =)
Querido Daniel.

Muito obrigado pela leitura e pelo depoimento. Que o Senhor possa municiá-lo com a sua Palavra diariamente a fim de que as suas lutas cotidianas ganhem a significação bíblica da vitória, reservada para aqueles que crêem.

Abraços!
Wendell