Qual é o Segredo?

Tem sido sucesso de vendas o livro “O Segredo: a nova era para a humanidade”, de Rhonda Byrne, afinal de contas a proposta do livro é bem atraente: revelar um segredo protegido ao longo de anos que transformou radicalmente a vida de Platão, Galileu, Einstein, Lincoln etc., e deu a eles a possibilidade de dominar, controlar e utilizar a força deste mistério para administrar suas próprias vidas e construir sua história. O tal livro apresenta a “Lei da Atração”, segundo a qual existem vibrações misteriosas no universo que conspiram a nosso favor quando, mentalmente, projetamos certos sonhos e, em conexão com tais vibrações, nos tornamos capazes de modificar o curso de nosso destino e direcionar o fluxo positivo desta força para captação de energia a nosso favor. Segundo esta “lei”, “Nossa mente tem o poder de fabricar a realidade. O que você pensa você sente; o que você sente você vibra; o que você vibra você atrai para si. Somos seres vibracionais que interagem com o universo”. Enquanto ainda hoje a humanidade deseja revelar segredos e obter sucesso, a Bíblia já o fez muito antes. Paulo falou acerca de um Segredo já revelado: “... o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória...” (Cl 1.26,27). Eis o antigo mistério: Cristo entre gentios, trazendo a única esperança de salvação àqueles que crêem. O Segredo é Cristo, o Filho de Deus, ter morrido pelo seu povo escolhido, tornando-o mais que vencedor. Somente os que têm os olhos abertos pelo Espírito podem ver o verdadeiro Segredo (1Co 2.14,15). Aos demais, resta-lhes o conto de fadas de R. Byrne.

Comentários

Primo,

Excelente post! Mais um conto de fadas no mercado, que ao contrário do que se deveria esperar, engana a muitos.

Fico sempre a pensar como os filhos do mundo são aversos a verdade de Deus, subistituindo-a por qualquer romance que aparece.

No mais, como vão as coisas por aí? Quando voltar a São Paulo avise, e vá almoçar lá em casa!

Abraços!
Caro Wendell,

Realmente o mundo tem uma fascinação por tudo aquilo que é misterioso e místico, por tanto o mercado explora essa tendência humana.

Mas na igreja também existem aqueles que continuam a praticar de certa forma o velho gnosticismo onde apenas os "iluminados" por um conhecimento místico. Mas nós sabemos que aquilo que Paulo chama de "mistério" não tem o significado que damos hoje a palavra mistério (algo absolutamente incompreensível), mas se refere a CRISTO. Cristo é o mistério outrora oculto, mas conhecido por nós que temos o Seu Espírito. Não é um conhecimento para uma casta especial na Igreja, mas revelado a todos!!!

Que Deus continue a usá-lo como instrumento para a propagação do mistério de Cristo, irmão.
Queridos presbíteros Alexandre e Anderson.

Muito obrigado pela leitura e comentário.

Continuem firmes no propósito de divulgar a fé reformada!

Que Deus nos abençoe!
Wendell.
Renato Cunha disse…
De fato "muita" coisa tem encantado esse mundo corrompido; menos o mistério da cruz. Mas o que impressiona sobremodo é a chama que tem arrefecido no coração de muitos que um dia foram alcançados por aquela. Cruz de mistério... de revelação.

Mas Wendell, estou aqui pra fazer um pequeno tráfico de influência (rs). Sendo você primo do Lessa, convém, lincar o nosso blog na seção "leio e aprecio" aqui no teu espaço. Aliás, o Index Reformado está todo reformulado e com novos articulistas. Linca e passa lá pra dar uma babada na gente (rs).

Um grande abraço.
Caro Wendell,

Muito bom post e aplicação! Simples, objetivo e profundo ao mesmo tempo.

abs,
Ricardo Rios.
Ainda não conhecia o seu blog.

Achei muito interessante a proposta e extremamente abençoados os textos.

Estarei sempre visitando.

Forte abraço.

alexmaltta.blogspot.com
Evangelho da Graça
Oi, Alex. Obrigado pelo comentário e incentivo. Abraços! Wendell